Maximizar o potencial criativo

Somos todos criadores, não apenas consumidores

Um método inovador

Desenvolvemos ferramentas próprias para estimular a criatividade das crianças, potenciando o seu talento e respeitando a sua individualidade. Cada txova vem equipado com uma ardósia amovível, mini biblioteca, kit de literacia/numeracia, jogos didácticos e manual de actividades. (Video file too big. Can we upload to Youtube?)

O poder das histórias

As histórias são uma ferramenta poderosa para desenvolver o domínio da linguagem, explorar as fronteiras da imaginação e reforçar a auto-confiança. Funcionam como ponte entre gerações e são um importante instrumento de transmissão de valores.

O Txova da Juju promove a criatividade através de uma pedagogia centrada na criança.

12

participantes

Este é o número limite de participantes em cada oficina que organizamos, respeitando a regra do círculo em que todos têm um papel a desempenhar.

35

escolas

No primeiro piloto, construímos quatro txovas para circular em zonas desfavorecidas. Agora estamos a escalar para 35 escolas do ensino primário e pré-escolar.

500

professores

Até 2021, as nossas oficinas de criação de histórias irão beneficiar mais de 500 professores e 20.000 alunos em Maputo.

480.000

crianças

Desde 2012, com apoio dos nossos parceiros, levámos as nossas histórias a mais de 480.000 crianças do ensino primário em Moçambique.

Bora lá txovar!

A palavra txova deriva do verbo “txovar” que em Moçambique significa empurrar. O Txova da Juju é inspirado num modelo de biblioteca móvel concebido pela Suzana Duarte, nossa assessora pedagógica, e implementado pela ONG Aidglobal na província de Gaza.

A nossa roda

A roda do txova representa o espírito colaborativo, o círculo das histórias e a pedagogia centrada na criança. Na roda, somos livres para criar, amar e respeitar. Crescemos juntos e cada um tem o seu papel.